top of page

Sistema Respiratório

Fossa Nasal
Fossa Nasal
FN 1.png
FN 2.png

Fossa Nasal. A cavidade nasal fz parte da porçção condutora do sistema respiratório e é uma estreita passagem que se comunica posteriormente através do cóano com a nasofaringe. Na lâmina visualizamos a pele (P), o septo nasal formado por cartilagem (asterisco) e recoberto por uma mucosa respiratória (seta amarela). Além de tecido ósseo (cabeça de seta), regiao olfatória (seta vermelha). Coloração HE.

FN 3.png
FN 4.png

Fossa Nasal. As conchas nasais aumentam a superfície de contato para o condicionamento do ar e se dividem em: superior (seta vermelha), média (seta amarela) e inferior (seta verde). Ainda visualizamos pele (P), músculo da face (M), folículo piloso (cabeça de seta) e dente em formação (seta preta). Coloração HE

FN 5.png
FN 6.png

Fossa Nasal. É formado por dois tipos de mucosa: mucosa respiratória (seta amarela) e mucosa olfatória (seta vermelha). Coloração HE.

FN 7.png
FN 8.png

Fossa Nasal. Conchas nasais superior (seta vermelha) e média (seta verde) recobertas por mucosa respiratória (seta amarela). Tecido ósseo (asterisco). Coloração HE

FN 9.png
FN 10.png

Fossa Nasal. As conchas nasais são projeção do tecido ósseo esponjoso (asterisco) para dentro da caivdade nasal e recoberto por uma mucosa respiratória (M). Coloração HE.

FN 11.png
FN 12.png

Fossa Nasal. Epitélio olfatório é um epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado (seta preta) muito alto. A lâmina própria (LM) é composta por vasos sanguíneos (seta vermelha) para aquecer o ar com a passagem do sangue. Tecido ósseo esponjoso (asterisco). Coloração HE.

FN 13.png
FN 14.png

Fossa Nasal. O Epitélio olfatório (seta preta), na lâmina própria, além de vasos (seta vermelha), há nervos olfatórios (Seta amarela) e glândulas de Bowman (seta verde). Coloração HE.

FN 15.png
FN 16.png

Fossa Nasal. Epitélio respiratório é classificado como epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado (seta preta) mais baixo comparado ao epitélio olfatório, com células caliciformes (ponta de seta). Na lâmina própria (LP) há vasos (seta vermelha) e glândulas mistas (Seta amarela). Cartilagem do septo nasal (C). Coloraçao HE.

Epiglote
Epiglote
Epig 1.png
Epig 2.png

Epiglote. A epiglote é uma estrutura que se localiza abaixo da raiz da língua e que recobre a entrada da laringe. No seu centro há uma cartilagem elástica (C) e recobrindo-a há duas superfícies: superfície lingual (L) e superfície respiratória. Coloração Verhoeff

Epig 3.png
Epig 4.png

Epiglote. A superfície lingual (L), que reveste a cartilagem elástica (C), é formada por uma mucosa revestida por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado (seta preta) e abaixo do epitélio há uma lâmina própria (LP) de tecido conjuntivo frouxe. Coloração Verhoeff.

Epig 3.png
Epig 4.png

Epiglote. A superfície lingual (L), que reveste a cartilagem elástica (C), é formada por uma mucosa revestida por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado (seta preta) e abaixo do epitélio há uma lâmina própria (LP) de tecido conjuntivo frouxe. Coloração Verhoeff.

Epig 9.png
Epig 10.png

Epiglote. Camada mucosa da superfície lingual: epitélio (seta preta), glândulas (seta vermelha) e lâmina própria (LP). Coloração Verhoeff.

Epig 7.png
Epig 8.png

Epiglote. Lâmina própria (LP) que compõe a superfície lingual e a cartilagem elástica (C) no centro da epiglote. Coloração Verhoeff.

Epig 11.png
Epig 12.png

Epiglote. Cartilagem elástica com matriz (asterisco) rica em fibras elásticas e condrócitos (seta amarela). Coloração Verhoeff

Traqueia
Traqueia
Traquéia 01 (Sem Marcação).png
Traquéia 01 (Com Marcação).png

Traquéia. Visão panorâmica da traquéia. Identificação dos tecidos formadores de sua parede: epitélio (seta vermelha), tecido conjuntivo frouxo (TCF), cartilagem (cabeça de seta preta) e tecido adiposo na camada adventícia (A – linha tracejada). Coloração HE.

Traquéia 02 (Sem Marcação).png
Traquéia 02 (Com Marcação).png

Traquéia. Epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado da traquéia (EP) e tecido conjuntivo frouxo subjacente (TCF – traço escuro). Presença dos cílios na porção apical das células epiteliais (seta vermelha).  Núcleo alongado (seta preta) da célula endotelial pavimentosa do vaso sanguíneo. Coloração HE.

Traquéia 03 (Sem Marcação).png
Traquéia 03 (Com Marcação).png

Traquéia.  Anel Cartilaginoso hialino da traquéia. Visualização do pericôndrio (PE), condroblastos (seta preta) condrócitos (seta vermelha), grupos isógenos formados por condrócitos (círculo amarelo) e matriz cartilaginosa envolvendo os condrócitos. Coloração HE.

Traq 1.png
Traq 2.png

Traqueia e esôfago. São dois orgãos tublares revestidos internamente por um tecido epitelial. A traqueia (T) apresenta um lúmen (L) mais aberto apra passagem do ar e o esôfago (E) tem um lúmem mais colabado por onde o bolo alimentar é conduzido ao estômago. Coloração Azul de Alcian

Traq 3.png
Traq 4.png

Traqueia. A parede da traqueia é formada por 4 camadas: mucosa (M), túnica mais interna, logo abaixo está a submucosa (SM), após essa camada, encontra-se o anel de cartilagem hialina (C) com seu pericôndrio (seta vermelha) e depois a camada adventícia( A) que é a túnica mais externa. Coloração Azul de Alcian.

Traq 5.png
Traq 6.png

Traqueia. A camada mucosa (M) é formada por um epitélio respiratório (pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes) (seta) e por uma lâmina própria (cabeça de seta) composta por um aglomerado de fibras elásticas. A camada submucosa (SM) é compsota por tecido conjuntivo ligeiramente denso e por glândulas seromucosas (seta vermelha). A terceira camada corresponde aos anéis de cartilagem hialina( C). Coloração Azul de Alcian.

Traq 7.png
Traq 8.png

Traqueia. Epitélio respiratório (pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes) (seta) e lâmina própria (linha tracejada) composta por um tecido conjuntivo frouxo com grande variedade celular, poucas fibras colágenas, muito gel hidratado e um aglomerado de fibras elásticas (cabeça de seta). Coloração Azul de Alcian.

Traquéia 05 (Sem Marcação).png
Traquéia 05 (Com Marcação).png

Traquéia. Nesta visão panorâmica da parede da traquéia, podemos identificar as suas camadas formadoras: Mucosa (M), Submucosa (SU), Cartilagem Hialina (CA), Pericôndrio (PE) e Adventícia (A). Coloração HE.

Traquéia 06 (Sem Marcação).png
Traquéia 06 (Com Marcação).png

Traquéia. Região da mucosa (M) com epitélio respiratório ciliado (seta vermelha) e lâmina própria (LP); e da submucosa (SU) com TCPD e glândulas seromucosas (seta preta). Coloração Azul de Alcian.

Traquéia 07 (Sem Marcação).png
Traquéia 07 (Com Marcação).png

Traquéia. Cartilagem com seu revestimento de TCPD denominado de pericôncdrio (PE), condroblastos (seta preta), condrócitos (seta vermelha) e matriz bastante corada por causa da quantidade de sulfato de condroitina. Coloração Azul de Alcian.

Traq 9.png
Traq 10.png

Traqueia. Há o músculo traqueal (Seta preta) que fica estendido entre as extremidades livres dos anéis de cartilagem. Coloração Azul de Alcian.

bottom of page