top of page

Eixo Hipotálamo-Hipófise

1) Durante uma aula de eixo hipotálamo-hipófise, o professor de histologia afirmou que o hipotálamo era um grande influenciador na produção de hormônios na adeno-hipófise, devido à liberação de certos fatores hipotalâmicos. Sabendo disso, de que forma o hipotálamo pode influenciar a secreção de TSH (hormônio estimulador da tireóide) nos tireotrofos?

A) O TRH (hormônio liberador da tireotrofina), liberado por determinados núcleos hipotalâmicos, é conduzido por axônios até a pars distalis da adeno-hipófise, onde influencia a produção de TSH.

B) O TSH, liberado por estímulo de TRH, é armazenado nos corpos de Herring e, posteriormente, liberados nos plexos capilares próximos.

C) Os neurônios podem secretar TRH diretamente no plexo capilar primário, o qual com ajuda das veias portas, chegam ao plexo capilar secundário e estimulam a atividade de tireotrofos.

D) O TRH, após ser secretado na corrente sanguínea, é direcionado para a glândula tireoide, onde estimulará a produção de T4 e T3, hormônios importantes para a regulação do metabolismo.
 

2) P.A.M, 24 anos, chega ao consultório com fácies em meia lua, hirsutismo e hiperglicemia. Após exames, foi diagnosticado com doença de Cushing, caracterizada por uma grande secreção de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). Sobre esse hormônio, marque o item que indica corretamente o nome da célula que o produz e que hormônio o ACTH estimula.

A) Corticotrofo e cortisol.

B) Gonadotrofo e aldosterona.

C) Tireotrofo e TSH.

D) Somatotrofo e GH.

3) Assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das assertivas a seguir:

(  ) O núcleo paraventricular apresenta neurônios que transmitem impulso nervoso. Por meio destes impulsos, estimulam a secreção de ADH (hormônio antidiurético) e oxitocina na neuro-hipófise.

(  ) O núcleo supraóptico apresenta neurônios magnocelulares, que por meio de seus axônios amielinizados, direcionam o ADH à neuro-hipófise.

(  ) A pars intermedia e a pars tuberalis não apresentam uma função tão expressiva na produção e secreção de hormônios hipofisários, deixando isso mais a cargo das células da pars distalis.

(  ) Os pituícitos, células da glia na neuro-hipófise, dão sustentação, suporte e permitem que o ADH e oxitocina cheguem ao plexo capilar terciário pelos axônios amielinizados.

(  ) A pars nervosa se separa da pars distalis devido à presença da pars tuberalis, bem identificada na lâmina histológica devido à presença de folículos característicos em seu tecido.

hipotalamo 2.jpg

4) Em relação à lâmina histológica apontada acima, cite quais estruturas podem ser encontradas na região circundada e qual o espaço que a seta preta aponta, respectivamente.

A) Células cromófobas e cromófilas/2º ventrículo.

B) Corpos celulares das células neurossecretoras/3º ventrículo.

C) Axônios que não transmitem impulsos nervosos/4º ventrículo.

D) Pituícitos e axônios amielinizados/Aqueduto Mesencefálico.

5) S.F.M., 32 anos, encontrava-se no período do puerpério e, durante a amamentação, estava com dificuldades, pois sua mama não conseguia liberar quantidade satisfatória de leite materno. Ela foi aconselhada a ir ao endocrinologista, que, ao ouvir a queixa de S.F.M., relatou que o problema poderia ser um distúrbio no(a);

A) Núcleo Supraóptico do Hipotálamo, responsável por produzir Prolactina.

B) Núcleo Paraventricular do Hipotálamo, que estimula a produção de Prolactina.

C) Núcleo Paraventricular do Hipotálamo, que produz Ocitocina.

D) Núcleo Supraóptico do Hipotálamo, responsável pela produção de Ocitocina.

6)

Hipófise 5.jpg

Na imagem identifique o item que nomeia corretamente a região que se encontra no campo de visão, o nome da célula apontada pela seta preta e a sua função.

A) Adenohipófise. Células Basófilas. Produzem Gonadotropos.

B) Neurohipófise. Corpúsculos de Herring. São depósitos do hormônio ocitocina.

C) Adenohipófise. Células Cromófobas. Não produzem substâncias específicas e são inativas.

D) Neurohipófise. Pituícitos. São células de sustentação de axônios.

7) Marque o item que está INCORRETO:

A) A conexão entre os Núcleos Hipotalâmicos e a Hipófise é concretizada por meio da estrutura denominada de Pedículo ou Talo Hipofisário.

B) Os núcleos Paraventricular e Supraóptico produzem hormônios que são liberados pela via sanguínea na Pars Nervosa.

C) A Adenohipófise é revestida externamente por uma cápsula de Tecido Conjuntivo Denso Não Modelado e internamente apresenta Tecido Conjuntivo Frouxo com capilares.

D) Enquanto a Pars Distalis é altamente vascularizada com vasos do sistema Hipotálamo-Hipofisário, a Pars Tuberalis e Intermédia não têm importante função fisiológica.

8) Cite as possíveis vias de conexão hipotálamo- hipófise e também os seus componentes

A) Via sanguínea: supraóptico e paraventricular; Via neural: infundibular, dorsomediano e dorsoventral.

B) Via neural: supraóptico e infundibular ; Via sanguínea: paraventricular, dorsomediano e dorsoventral.

C) Via neural: supraóptico e paraventricular; Via sanguínea: infundibular, dorsomediano e dorsoventral.

D) Via sanguínea: dorsomediano e paraventricular; Via neural: infundibular, supraóptico e dorsoventral.

9) Eu estou no talo hipofisário:

WhatsApp Image 2020-10-28 at 08.28.34.jp

Quem eu sou?

A- Pars intermédia ( 3 )

B- Pars nervosa ( 5 )

C- Pars tuberalis ( 4 )

D- Infundíbulo ( 4 )

10) Sobre as porções anatômicas demonstradas na imagem anterior, marque V para assertiva(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

A) (  ) A pars tuberalis (nº 4) envolve a haste infundibular, formando o pedículo hipofisário que liga hipófise ao hipotálamo.

B) (  ) A pars intermedia (nº 3), assim como a pars tuberalis, podem apresentar folículos com colóide e não apresentam uma função fisiológica tão expressiva.

C) (  ) A presença de axônios e capilares bastante próximos na pars nervosa da neuro-hipófise possibilita a secreção de ADH e oxitocina na corrente sanguínea

D) (  ) A pars distalis (nº 1) apresenta células basófilas, os somatotrofos e células acidófilas que são os gonadotrofos, e células cromófobas.

11) A imagem corresponde à região da pars distalis da adeno-hipófise, identifique as estruturas demarcadas na imagem e o exemplo correto.

Hipofise 4.jpg

A) Círculo preto: cromófoba – é uma célula acidófila ou basófila que já liberou seu conteúdo anteriormente/ seta vermelha: basófila – gonadotrófica/ seta azul: acidófila – lactotrófica.

B) Círculo preto: cromófoba – é uma célula acidófila ou basófila que já liberou seu conteúdo anteriormente/ seta vermelha: basófila – somatotrófica/ seta azul: acidófila – lactotrófica.

C) Círculo preto: cromófoba – é uma célula acidófila ou basófila que já liberou seu conteúdo anteriormente/ seta vermelha: acidófila – somatotrófica/ seta azul: basófila – tireotrófica.

D) Círculo preto: pituícito – é uma célula da glia de sustentação/ seta vermelha: acidófila – somatotrófica/ seta azul: basófila – tireotrófica.

12) A professora Ana Valesca, ao relembrar o conteúdo visto no módulo 1, verificou a semelhança entre uma célula do módulo anterior e os pituícitos. Qual seria essa célula e explique o porquê dessa semelhança.

A) Adipócitos Uniloculares, pois ambas têm a função de reserva energética.

B) Micróglia, pois ambas são neurópilos com funções essenciais, como sustentação.

C) Astrócito, pois ambas são células da glia com funções essenciais, como sustentação.

D) Oligodendrócito, pois ambas têm a função de formar bainha de mielina.

GABARITO

1-C
2-A
3- F V V V F
4-B
5-C
6-D
7-B
8-C
9-D
10- F F V F
11- A
12- C

bottom of page