Sistema Reprodutor Masculino
Testículo
Testículo. Corte histológico do testículo (linha tracejada preta) preenchido pelas secções dos túbulos seminíferos (cabeça de seta preta). Ainda na imagem a região da cauda do epidídimo (seta vermelha) e o início do ducto deferente (seta preta). Parede do saco escrotal com o músculo cremaster (seta amarela). Coloração HE.
Testículo. Túnica albugínea composta de tecido conjuntivo denso não-modelado (seta preta), secções dos túbulos seminíferos (cabeças de setas pretas) e o tecido conjuntivo (TC) intersticial entre as secções dos túbulos, aparecendo como espaços brancos devido a pouca preservação do tecido na imagem. Coloração HE.
Testículo. Túbulo seminífero com a luz (L) preenchida por espermatozóides, epitélio germinativo estratificado (linha tracejada preta) e tecido conjuntivo intersticial (TC) entre as secções dos túbulos seminíferos. Coloração HE.
Testículo. Células do epitélio seminífero. Luz (L) com espermatozóides e espermátides em fase final de espermiogênese (seta azul). Tecido conjuntivo intersticial com células de Leydgi (seta branca) apresentando citoplasma acidófilo. Coloração HE.
Testículo. Células do epitélio seminífero. Luz (L) com espermatozóides e o núcleo da célula de Sertoli (seta vermelha). Seu citoplasma que se estende até a luz (L) do túbulo, não está visível na imagem. Núcleo da espermatogônia (seta verde). Coloração HE.
Testículo. Núcleo alongado das células mióides (seta preta) em posição peritubular. Tecido conjuntivo intersticial (TC). Coloração HE.
Testículo. Região do testículo (linha tracejada preta) com as secções dos túbulos seminíferos. Entre o testículo e o músculo cremaster (M), visualizamos o ducto deferente (círculo tracejado preto). Coloração HE.
Testículo. Ducto deferente com sua musculatura lisa (ML) espessa e seu epitélio pseudoestratificado cilíndrico estereociliado (seta preta). Na luz do ducto (L), o emaranhado de espermatozóide. Coloração HE.
Epidídimo
Epidídimo. Corte seccionando a cabeça do epidídimo (círculo preto), os túbulos eferentes provenientes da rete testis (círculo vermelho) não visível na imagem e o testículo (T). Coloração HE.
Epidídimo. Visualização dos túbulos eferentes que são um dos componentes do sistema de ductos transportadores dos espermatozóides que foram produzidos no testículo. Os túbulos eferentes (setas pretas) são provenientes da rete testis, não visível na imagem. Coloração HE.
Epidídimo. Túbulos eferentes com epitélio pseudoestratificado cilíndrico (linha tracejada preta) apresentando cílios (setas pretas) e pequenas microvilosidades não visíveis na imagem. Tecido conjuntivo circundante (seta vermelha). Coloração HE.
Epidídimo. Ducto epididimário seccionado (linha tracejada preta) e túbulos seminíferos preenchendo o testículo (linha preta). Coloração HE.
Epidídimo. Secções do ducto epididimário da região da cabeça do epidídimo (setas pretas) e a presença de espermatozóides na luz dos ductos (seta amarela). Coloração HE.
Epidídimo. Secções do ducto epididimário da região da cabeça do epidídimo (setas pretas) e a presença de espermatozóides na luz dos ductos (seta amarela). Coloração HE.
Epidídimo. Corte histológico do testículo (T), mostrando a região da cauda do ducto epididimário (círculo preto) e músculo cremaster (M) do saco escrotal. Coloração HE.
Epidídimo. Secções da região da cauda do ducto epididimário, mostrando o epitélio pseudoestratificado cilíndrico com células baixas (linha tracejada vermelha). Estereocílios continuam presentes (seta preta). Emaranhado de espermatozóide na luz do ducto epididimário. Camada delgada de músculo liso (seta azul) que vai se espessando em direção ao ducto deferente. Coloração HE.
Próstata
Próstata. Imagem mostrando na parte central, os ductos ejaculatórios (seta amarela) que se abrem na uretra prostática não visível na imagem. A linha tracejada pode corresponder às zonas central, de transição ou periuretral. A zona periférica está representada pelo traço preto. Coloração HE.
Próstata. Presença das glândulas prostáticas (seta azul) e do tecido fibromuscular (seta preta) que estão presentes em todas as zonas prostáticas. Coloração HE.
Próstata. Epitélio (seta azul) produtor da secreção prostática (seta vermelha) e o tecido fibromuscular (linha tracejada preta). Coloração HE.
Próstata. Ducto ejaculatório (círculo preto) com secreção na luz (seta vermelha). Coloração HE.
Vesícula Seminal
Vesícula Seminal. Na imagem com visão panorâmica da vesícula, podemos identificar uma região da vesícula apresentando alta taxa de produção de secreção (1) e outra parte com uma menor intensidade na produção da secreção (2). Coloração HE.
Vesícula Seminal. A vesícula seminal é uma estrutura tubular, portanto irá apresentar camada mucosa, muscular e adventícia. A mucosa se encontra bastante pregueada em direção à luz (seta preta). Coloração HE.
Vesícula Seminal. Mucosa pregueada (seta preta) composta por um epitélio e um tecido conjuntivo frouxo pouco visível na imagem e um tecido muscular liso (cabeça de seta preta). A luz está preenchida por secreção (S) acidófila. Coloração HE.
Vesícula Seminal. O epitélio varia de simples a pseudoestratificado e células com formatos que podem variar de cúbica a cilíndrica (seta preta), podemos visualizar também o tecido muscular liso (cabeça de seta preta) e uma delgada camada de tecido conjuntivo (TC) que preenche o espaço entre o tubo dobrado da vesícula seminal. A luz está preenchida por secreção (S) acidófila. O espaço em branco (seta vermelha) é uma região de artefato de retração. Coloração HE.