Tecido Conjuntivo
Traqueia e Esofago


Traqueia e esôfago. São dois órgãos tubulares revestidos internamente por um tecido epitelial. A traqueia (T) apresenta um lúmen mais aberto para a passagem do ar e o esôfago (E) tem um lúmen mais colabado por onde o bolo alimentar é conduzido ao estômago. Coloração Azul de Alcian.


Traqueia. A parede da traqueia é formada por 4 camadas: mucosa (M), túnica mais interna, logo abaixo está a submucosa (SM), após essa camada, encontra-se o anel de cartilagem hialina (C) com o seu pericôndrio (seta vermelha) e depois a camada adventícia (A) que é a túnica mais externa. Coloração Azul de Alcian.


Traqueia. A camada mucosa (M) é formada por um epitélio respiratório (pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes) (seta) e por uma lâmina própria (cabeça de seta) composta por um aglomerado de fibras elásticas. A camada submucosa (SM) é composta por tecido conjuntivo ligeiramente denso e por glândulas seromucosas (seta vermelha). A terceira camada corresponde aos anéis de cartilagem hialina (C). Coloração Azul de Alcian.


Traqueia. Epitélio respiratório (pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes) (seta) e lâmina própria (linha tracejada) composta por um tecido conjuntivo frouxo com grande variedade celular, poucas fibras colágenas, muito gel hidratado e um aglomerado de fibras elásticas (cabeça de seta) . Coloração Azul de Alcian.Traqueia
​


Traqueia. Tecido conjuntivo frouxo com vasos sanguíneos (seta preta), núcleos de células (seta amarela), substância fundamental amorfa (seta verde), fibras colágenas (seta vermelha) e um aglomerado de fibras elásticas (cabeça de seta). Coloração Azul de Alcian.
​
Pele


Pele Fina. É composta por 2 camadas (ou estratos): pela epiderme (E) que é formada por um epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, pela derme, que pode ser dividida em derme papilar (DP), constituída por tecido conjuntivo frouxo, e em derme reticular (DR), constituída por tecido conjuntivo denso não modelado. A hipoderme (H) se encontra abaixo da pele e é formada por tecido adiposo unilocular. Coloração Fucsina.


Pele Fina. Na derme reticular (DR) constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, facilmente iremos identificar as fibras colágenas e elásticas. Coloração Fucsina.


Pele Fina. Derme reticular (DR), com suas fibras organizadas em várias direções. É possível visualizar o feixe de colágeno (seta amarela) e a fibra elástica (seta vermelha). Coloração Fucsina.


Pele. Epitélio estratificado pavimentoso não-queratinizado (seta preta), derme papilar (DP) com vasos sanguíneos (cabeça de seta) e feixes delgados de colágeno (seta vermelha) e derme reticular (DR) com feixes espessos de colágeno (seta amarela). Coloração HE.
Tendão


Tendão. Tendão (T) uma forma especializada de tecido conjuntivo denso modelado, composto por células e matriz extracelular rica em fibras colágenas. Na imagem podemos identificar os revestimentos denominados de epitendão (EP) e peritendão (P). Coloração HE.


Tendão. O epitendão (EP) é classificado como tecido conjuntivo denso não-modelado e na lâmina histológica apresenta uma grande quantidade de adipócitos (seta preta). O tecido do tendão se encontra logo abaixo do epitendão. Coloração HE.


Tendão. Epitendão (EP), classificado como tecido conjuntivo denso não-modelado com seus feixes de fibras colágenas organizadas em várias direções. Coloração HE.


Tendão. Epitendão (EP), classificado como tecido conjuntivo denso não-modelado com seus feixes de fibras colágenas (seta vermelha) organizadas em várias direções e uma grande quantidade de adipócitos (seta preta). Coloração HE.


Tendão. Nessa imagem podemos identificar o fibroblasto (seta vermelha) e o fibrócito (seta amarela) que compõem o tendão. Além das células, visualizamos a matriz acidófila, rica em colágeno (C) (círculo preto) que se organiza em uma só direção, acompanhando a posição dos núcleos das células. Coloração HE.
Fígado


Fígado. O fígado é revestido por uma cápsula delgada de tecido conjuntivo denso não modelado, que estende-se para o interior do parênquima do fígado formando o tecido conjuntivo interlobular e separa estruturas chamadas de lóbulos hepáticos (círculo). Coloração em reticulina.


Fígado. Presença de fibras reticulares (seta vermelha) ao redor dos hepatócitos não corados (asterisco). Coloração em reticulina.