Sistema Urinário
1) O rim é um órgão encapsulado, então possui uma cápsula de tecido ______. Ele é dividido em ______ e ______. Na região da ______ iremos encontrar os tubos coletores e os ________ e delgados do(a) _______, já o córtex é onde se encontram _______ e __________ proximais e distais. Nesse órgão do sistema urinário possui um hilo, pelo qual saem _________ e _______ e entra ________, além dos vasos linfáticos.
A) conjuntivo propriamente dito; anterior; posterior; medula; ramos espessos; alça de henle; corpúsculo renal; os tubulos contorcidos; a artéria renal; o ureter; veia renal.
B) conjuntivo propriamente dito; córtex, medula; cortex; ramos espessos; alça de henle; corpúsculo renal;os túbulos contorcidos; artéria renal; o ureter; a veia renal.
C) conjuntivo propriamente dito; córtex; medula; medula; ramos espessos; alça de henle; corpúsculo renal; os túbulos contorcidos; a veia renal; o ureter; a artéria renal.
D) conjuntivo propriamente dito; córtex; medula; medula; ramos espessos; corpúsculo renal; os túbulos contorcidos; a alça de henle; veia renal; o ureter; a artéria renal.
2). a) Cite qual a região do rim está demonstrada na lâmina.
b) Identifique as estruturas apontadas pelas setas

3) O corpúsculo renal é formado pela _________, pelo __________ e pelo __________. A cápsula de Bowman é composta por duas estruturas, uma mais _________ e outra mais _________, onde encontramos células chamadas __________ (também presentes no glomérulo).
4) A região circulada formada pela artéria aferente com o túbulo contorcido distal é composta por 3 estruturas, nomeie-as e explique suas respectivas funções.

5) Quais as estruturas que compõem o glomérulo formando as fendas de filtração?
6) Acerca da histologia dos tubos contorcidos presentes no córtex, assinale verdadeiro ou falso de acordo com a veracidade do item.
A) O tubo contorcido distal apresenta citoplasma mais claro.
B) O tubo contorcido distal possui bordas em escova projetadas para para o Lúmen.
C) O tubo contorcido proximal possui bordas em escova.
D) O tubo contorcido proximal é muito basófilo.
7) Identifique as estruturas apontadas e cite a região renal onde elas se encontram.

8) Quanto às camadas que compõe o ureter, indique V para verdadeiro e F para falso:
a) Na camada muscular se tem 3 camadas de fibras musculares, sendo de interna para mais externa da seguinte forma: longitudinal interna, longitudinal média e longitudinal externa, este último mais localizado na porção distal do ureter.
b) A mucosa é composta por epitélio(urotélio) e TCPD (lâmina própria).
c) A camada mais externa pode ser serosa,que é voltada para a parede abdominal ou adventícia, que é voltada para o peritônio.
d) A camada adventícia é constituída por vasos, nervos e tecido adiposo.
9) Acerca da bexiga,complete corretamente:
A bexiga possui 3 camadas: ______,________,________ ou _________,em que a primeira é constituída de ______e TCPD,no epitelio se tem as _______________.Já a camada intermediária,é formada pelo músculo _______, é bem difusa.Quanto à camada mais externa,ela varia diante da localização na bexiga.
10)Sobre a uretra assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
a)A uretra feminina têm as mesmas divisões que a uretra masculina
b)A mucosa da uretra feminina,na sua porção mais proximal, tem constituição semelhante a da mucosa da camada prostática da uretra masculina
c)A camada membranácea da uretra masculina é formada por um tecido estratificado cilíndrico
d)Na maior parte da camada esponjosa da uretra masculina se tem na mucosa o tecido epitelial estratificado pavimentoso não queratinizado
11) Sobre a uretra feminina responda corretamente:
a) Qual a constituição da sua camada mucosa?
b) Quais as camadas que formam a sua porção muscular?
12) Paciente de 18 anos chega ao consultório com queixa de hematúria e urina bastante espumosa. Além disso, afirma ter tido um aumento de peso abrupto. Apresenta ainda a fácies a seguir:
Foi dado o diagnóstico de Síndrome Nefrítica, o qual se dá por mutações genéticas das proteínas podocina e nefrina.
A) Estas proteínas estão relacionadas a que estrutura histológica do corpúsculo renal?
B) Indique quais estruturas histológicas participam da barreira de filtração
C) Explique a hematúria, o edema e a urina espumosa com base nos conhecimentos histológicos do sistema renal.

13) A hipertensão renovascular, afecção responsável pelo grande aumento de pressão na artéria renal, apresenta como principal causa a aterosclerose e é bastante responsável por doença renal terminal em adultos idosos. Com relação a essa afecção e a conhecimentos histológicos relacionados à mácula densa e o aparelho justaglomerular, responda:
A) A baixa TFG, como consequência dessa patologia, faz com que o mesângio extraglomerular secrete fatores parácrinos para as células justaglomerulares, de forma a liberar renina na corrente sanguínea.
B) A baixa TFG faz com que as células musculares lisas da arteríola eferente se contraiam mais, fazendo com que haja a queda da concentração sérica de creatinina e ureia, sinais importantes em uma insuficiência renal.
C) A baixa TFG estimula células cubóides do túbulo distal a secretar hormônios parácrinos, de forma a garantir catalisação da reação de formação de angiotensina no espaço intravascular como medida compensatória.
D) A alta TFG leva a uma maior detecção de sódio e volume por parte da mácula densa, levando a uma diminuição da liberação de renina, aspecto importantíssimo para garantir um efeito compensatório.
14) R.C.L, 45 anos, foi trazido com um quadro de pancreatite aguda no pronto socorro. Horas depois, em virtude do desenvolvimento de uma septicemia, desenvolveu necrose tubular aguda, gerando uma insuficiência renal aguda. Na necrose tubular, principalmente a nível de labirinto cortical, um determinado grupo de células epiteliais, de um determinado túbulo renal, é o mais afetado Descrição das células: Bastante acidófilas, com bastantes mitocôndrias em seu citoplasma. Responsável pela filtração de 60% da TFG.
De que túbulo renal estas células pertencem e qual sua classificação?
A) Túbulo contorcido distal. Simples cilíndrica
B) Túbulo contorcido proximal. Simples cilíndrica alta
C) Alça de Henle segmento descendente. Simples pavimentoso
D) Tubo contorcido proximal. Simples cúbica.
15) 4 alunos, interessados no estudo da histologia do sistema urinário, estavam analisando uma lâmina histológica do rim e fizeram as seguintes afirmações com relação a estrutura circulada na imagem abaixo:
Marque a assertiva INCORRETA com relação a essas afirmações.
A) PEDRO: a estrutura apresentada é responsável pela filtração do sangue, controlando a sua taxa de filtração de acordo com o estado de contração das arteríolas que controlam seu polo vascular
B) ANA: Tal estrutura apresenta uma barreira de filtração, representada pelo endotélio fenestrado dos capilares glomerulares, a lâmina basal das células mesangiais e os pedicelos, prolongamentos dos podócitos.
C) CRISTIANO: Após serem filtrados pela barreira de filtração, esse filtrado glomerular cai no espaço capsular e se dirige ao polo urinífero, sendo direcionado aos túbulos renais, onde ocorrerá os processos de reabsorção e secreção tubular.
D) SARA: O seu polo vascular mantém uma íntima relação com a mácula densa, estrutura que controla a TFG através da liberação de fatores parácrinos. Estes participam ativamente do sistema renina-angiotensina-aldosterona.

16) Com relação à lâmina histológica abaixo, responda:
16.1) Que polos do corpúsculo renal estão demonstrados em 1 e 2? que estruturas estão presentes no polo 1
16.2) Que estrutura está representada na seta à esquerda?
A) Túbulo contorcido proximal
B) Túbulo contorcido distal
C) Alça de henle segmento descendente
D) Ducto coletor

Gabarito
1) C
2) a) Córtex
b) VERDE: Corpúsculo renal, AMARELA: aparelho justa glomerular, VERMELHA: tubo contorcido distal, AZUL: tubo contorcido proximal.
3) Cápsula de Bowman; espaço de Bowman; glomérulo renal; parietal; visceral; podócitos
4) Células justa glomerulares; função de secretar Renina.
Mácula densa; atuam no sistema renina-angiotensina-aldosterna.
Células mesangiais extraglomerulares; sustentação no corpúsculo renal/glomérulo.
5) Os capilares glomerulares, membrana basal glomerular e os podócitos.
6) V-F-V-F
7) amarelo: túbulo coletor; azul: ramo delgado da alça de Henle; vermelho: ramo espesso da alça de Henle. Estão localizadas na região da medula renal.
8) F-V-F-V
9) Mucosa,Muscular,Adventícia ou Serosa./Urotélio,Células epiteliais em formato de raquete./Detrusor
10) F-V-V-F
11) a) Próximo à bexiga é formada por epitélio de transição(urotélio),mas quando se aproxima da sua porção mais distal se torna epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado.
b)Longitudinal interna e Circular externa.
12) A) Podócitos (epitélio visceral da cápsula de bowman)
B) endotélio fenestrado; lâmina basal do capilar glomerular; podócitos com seus pedicelos, os quais formam as fendas de filtração
C) Em virtude de uma doença genética que afeta a barreira de filtração, esta acaba não filtrando hemácias e albumina, principal proteína do sangue. Assim, estas são filtradas e saem na urina (hematúria e proteinúria). Em decorrência da grande filtração proteica, a pressão coloidosmótica vascular diminui substancialmente, o que leva à saída de transudato para o interstício (edema, cacifo positivo, fácies renal).
13) C
14) D
15) B
16) 16.1) 1- polo vascular
2-polo urinífero
No polo 1 há: arteríolas aferentes e eferentes, mesângio extraglomerular; células justaglomerulares e mácula densa.
16.2) A